Bom, depende…
Existem pelo menos 3 fatores que contribuem para a nossa frustração:
- Quebra de expectativa: Normalmente quando perguntamos algo do tipo: “Qual a melhor lente para comprar?”, “Qual a melhor guitarra?”, “Qual o melhor combustível?”, esperamos uma resposta clara e objetiva: 50mm, Ibanez, Urânio. Mas um “depende” praticamente não responde a nossa dúvida e demonstra como a questão pode ser mais complexa do que imaginamos inicialmente. Ou ainda, pode gerar uma impressão negativa do interlocutor: Como alguém que você julga ser um especialista pode não ter a resposta certa de imediato?
- Revela a fragilidade de nossa pergunta: Receber um “depende” como resposta, implica que não soubemos perguntar corretamente, e que agora precisamos reformular a questão, isto é: Gastar ainda mais tempo e energia em busca da resposta. Quais outras informações precisamos coletar e transmitir ao interlocutor?
- “Depende” é algo que nós mesmos podíamos ter nos auto respondido: De certa forma, todos sabemos que depende. Já deve ter ouvido alguém dizendo: “Ah, mas se fosse pra responder isso eu mesmo responderia.” Bom, e por que não respondeu então? Pois não sabia do que dependia, e portanto, não poderia evoluir a discussão.
E o que podemos tirar de proveito de tudo isso?
- Considere formular uma pergunta que descreva melhor seu dilema: “Qual a melhor lente para fotografar interiores de imóveis?” “Qual a melhor guitarra para tocar Smooth Jazz?” Isso aumentará as chances de receber uma resposta satisfatória, pois seu interlocutor terá mais informações disponíveis para elaborar uma resposta que atenda ao cenário descrito.
- Ao receber uma dúvida ambígua, considere orientar de imediato, quais detalhes você precisa para chegar até uma conclusão: “Qual o melhor sistema operacional?” “Posso te ajudar a encontrar o melhor sistema operacional para seu cotidiano, mas primeiro preciso saber quais tarefas você precisa realizar, e quais recursos são importantes para você: Multiusuários, compartilhamento de arquivos…”
- Usar o “depende” pode trazer uma péssima primeira impressão, fazendo você parecer amador e despreparado, mesmo tendo um vasto conhecimento na área: Por isso, procure responder de forma que demonstre seu interesse em sanar a dúvida que lhe foi proposta.