Enquanto para muitos as redes sociais são uma forma de buscar informação e entretenimento, elas se tornaram uma poderosa plataforma de vendas e relacionamento com os clientes. Em especial para os corretores de imóveis, são uma ferramenta de trabalho, assim, o interrompimento de seu acesso traria contratempos e até mesmo prejuízos pessoais.
Porém mediante uma nova onda de ataques a contas no Instagram, notamos a importância de manter a conta segura, com passos simples, mas que podem evitar muita dor de cabeça.
Tenha uma senha forte e única: Evite usar a mesma senha para todos os serviços online, assim você evita o risco de ter sua conta invadida, devido a vazamentos de dados por parte de terceiros. Caso sua senha seja muito antiga, considere trocá-la.
Saia da conta após usar em celulares ou computadores estranhos: Você nunca sabe quem poderá aproveitar a oportunidade.
Ative a autenticação de dois fatores: Provavelmente a dica mais eficaz, pois mesmo que golpistas acessem sua senha, precisarão de uma confirmação sua para entrar. Porém não utilize as opções de SMS ou WhatsApp, elas são fáceis de serem fraudadas. Ao invés disso, procure um bom aplicativo de autenticação como o Google Authenticator.
Mantenha seu e-mail seguro: O email pode ser utilizado como uma ferramenta de recuperação de senha, ou para obtenção de códigos de login. Sendo assim, não adianta proteger ao máximo sua conta no Instagram, Facebook, TikTok, e negligenciar a segurança do email. Utilize o site Have I Been Pwned? para certificar-se que seu email não foi exposto a nenhum vazamento de dados, mantenha a senha atualizada.
E por mais conveniente que seja ter seu email no smartphone, isso pode se tornar uma brecha de segurança, pois ao conseguir acesso ao celular desbloqueado, será possível solicitar a recuperação de senha dos mais variados serviços.
A melhor opção é ter um email apenas para assuntos do dia a dia seguro para ser aberto no dispositivo móvel, e outro email apenas para recuperações e autorizações de acesso, disponível apenas em seu computador doméstico.
Cuidado com links e aplicativos estranhos: Não forneça dados ou permissões para qualquer aplicativo, pessoa ou link. Cuidado com páginas, e-mails ou mensagens falsas feitas para capturar seus dados.
Fui hackeado, e agora?
O primeiro passo é procurar em seu email informes de alterações de dados da sua conta, e solicitar a reversão.
Avise através de outras redes que sua conta foi comprometida, para evitar que amigos e familiares caiam em golpes.
Tente logar em sua conta, caso não seja possível, siga os passos da central de ajuda do instagram. Eles irão pedir uma selfie de vídeo e uma série de documentações para comprovar o pertencimento de sua conta.
https://help.instagram.com/368191326593075/?helpref=hc_fnav
Se você mora no Paraná, é possível abrir um boletim de ocorrência online seguindo as instruções no site da polícia civil do Paraná:
https://www.policiacivil.pr.gov.br/NUCIBER/RegistrarOcorrencia
Denuncie o perfil e eventuais postagens pedindo pix ou vendendo itens chamativos.
A prevenção sempre será a melhor opção, porém apesar de todos os cuidados, os cibercriminosos atualizam suas técnicas diariamente, portanto ao notar algo suspeito, confirme através de outros canais de contato a autoria da postagem, se houver qualquer atividade incomum em seu e-mail ou outra conta online, atualize suas senhas imediatamente e deslogue quaisquer outros dispositivos conectados.